Avaliação da qualidade da água do Rio Jacuí e divulgação dos resultados na comunidade escolar

Authors

  • Anderson Maciel
  • Carine Fernanda Drescher
  • Sandra Cadore Peixoto

Abstract

A água é um recurso natural fundamental para todos os seres vivos e, portanto, é imprescindível conhecer a sua qualidade, uma vez que pode transmitir várias enfermidades. O termo “qualidade da água” não se refere, necessariamente, a um estado de pureza, mas sim às características químicas, físicas e biológicas. Conforme essas características, são estipuladas diferentes finalidades de uso para a água. Assim, a política normativa nacional de uso da água, como consta na resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005, estabeleceu parâmetros e limites aceitáveis, considerando os diferentes usos. É importante destacar que a educação ambiental está diretamente relacionada a esse termo e, com isso, o ensino de ciências pode suprir a falta de informação referente aos conhecimentos relacionados aos problemas ambientais dos recursos hídricos, viabilizando o ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Considerando isso, neste trabalho se teve por objetivo verificar a qualidade da água do Rio Jacuí, que percorre o município de Agudo – RS, bem como, enquadrá-la conforme a classificação estabelecida pelo CONAMA, para assim expor os resultados obtidos na comunidade escolar. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que, no trecho onde foram coletadas as amostras no rio Jacuí, a classe na qual a água do rio está inserida é a 2. Após a constatação da qualidade da água do rio em estudo, realizou-se a divulgação dos resultados em escolas do município de Agudo, pois, tradicionalmente, a água é um conteúdo de estudo das Ciências Naturais e também pode ser trabalhado na educação ambiental.

How to Cite

Maciel, A., Drescher, C. F., & Peixoto, S. C. (2016). Avaliação da qualidade da água do Rio Jacuí e divulgação dos resultados na comunidade escolar. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 16(3), 433–444. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1405

Issue

Section

Artigos