Alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula
Abstract
Neste trabalho, objetiva-se apresentar alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula. A metodologia empregada é a pesquisa bibiliográfica, levando em consideração aspectos da História da Matemática. O trabalho consta de quatro etapas, a primeira consiste em apresentar a história do Teorema de Pitágoras. Na segunda etapa, foram analisados alguns livros didáticos, comparando-os e mostrando como abordam o conteúdo. Em seguida, são apresentadas sugestões de atividades utilizando materiais concretos. E, finalmente, apresenta-se o objeto de aprendizagem, PitagorasNet, um recurso digital que pode ser utilizado como ferramenta no ensino do teorema. Com este trabalho pretende-se contribuir para o Ensino da Matemática, especificamente no estudo do Teorema de Pitágoras, sugerindo ferramentas que podem ser utilizadas para diversificar as aulas, aumentar a motivação dos alunos e facilitar a compreensão de conteúdos.