Alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula
Abstract
Neste trabalho, objetiva-se apresentar alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula. A metodologia empregada é a pesquisa bibiliográfica, levando em consideração aspectos da História da Matemática. O trabalho consta de quatro etapas, a primeira consiste em apresentar a história do Teorema de Pitágoras. Na segunda etapa, foram analisados alguns livros didáticos, comparando-os e mostrando como abordam o conteúdo. Em seguida, são apresentadas sugestões de atividades utilizando materiais concretos. E, finalmente, apresenta-se o objeto de aprendizagem, PitagorasNet, um recurso digital que pode ser utilizado como ferramenta no ensino do teorema. Com este trabalho pretende-se contribuir para o Ensino da Matemática, especificamente no estudo do Teorema de Pitágoras, sugerindo ferramentas que podem ser utilizadas para diversificar as aulas, aumentar a motivação dos alunos e facilitar a compreensão de conteúdos.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





