Degradação ambiental: uma abordagem por entropia
Abstract
Neste trabalho, a degradação ambiental é discutida a partir da segundalei da termodinâmica à luz do conceito de entropia. De acordo com a
segunda lei, a produção de trabalho útil em um processo irreversível é acompanhada pela produção de energia residual. Muitos autores têm relacionado degradação ambiental com energia residual (entropia) gerada pelo trabalho produzido pela intervenção do homem em processos de produção. A possibilidade de produzir trabalho de modo eficiente significa, no sentido termodinâmico, minimizar a máxima entropia gerada em um processo irreversível. Levando em conta essa consideração, neste trabalho também é reportado um modelo teórico desenvolvido por George Saridis a partir de uma abordagem por entropia para otimizar os efeitos da participação humana na produção de trabalho útil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





