Ensino de nanociências e nanotecnologia na formação de profissionais ambientais: uma experiência no curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5343

Palavras-chave:

Projeto de Intervenção Didática; Educação Profissional e Tecnológica; Meio Ambiente

Resumo

As nanociências e a nanotecnologia são importantes instrumentos contemporâneos para a compreensão e manipulação da natureza. Na área ambiental, a nanotecnologia pode ser utilizada em processos de recuperação e/ou purificação da água, dos corpos hídricos, do ar e do solo. Desse modo, aqui serão apresentadas percepções e reflexões sobre um projeto de intervenção didática, que teve como objetivo apresentar os conceitos introdutórios sobre nanociências e nanotecnologia para futuros profissionais ambientais. Para tal, a partir de uma contextualização sobre a realidade da instituição escolhida para a intervenção e dos seus alunos, foi elaborado um plano de aula. Além disso, foi realizada uma observação da aula antes da aplicação da intervenção. Participaram da aula 14 discentes do componente de Química Geral do primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Os resultados obtidos indicam a importância da aula expositiva e dialogada e da resolução de exercícios e problemas em sala de aula, e a necessidade da inserção do ensino de nanociências e nanotecnologia na formação de profissionais ambientais. Sendo assim, propõe-se uma metodologia didática na qual o ensino de nanociências e nanotecnologia seja adotado na Educação Profissional e Tecnológica, especialmente para a Gestão Ambiental, mas também para demais cursos da área ambiental. Por outro lado, devido ao espaço que as nanociências e a nanotecnologia vêm tomando no cenário contemporâneo global, sugere-se também o desenvolvimento de outras pesquisas, projetos e materiais didáticos que pensem essa temática em outras áreas de ensino ou eixos temáticos, para além da formação de profissionais ambientais.

Biografia do Autor

Paulo Castro Cardoso da Rosa, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária (UNIPAMPA, 2018). Mestre em Engenharia (UNIPAMPA, 2021). Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS.

Mayara Bitencourt Leão, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Ciência dos Materiais (UFRGS, 2023). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS.

Belkis Chalup Silveira Roesler, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos (FURG, 2021). Professora Substituta do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS.

Danilo Almeida Souza, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS, 2019). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Ilhéus, BA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional) - ProfEPT/IFBA.

Downloads

Publicado

27.06.2025

Como Citar

da Rosa, P. C. C., Leão, M. B., Roesler, B. C. S., & Souza, D. A. (2025). Ensino de nanociências e nanotecnologia na formação de profissionais ambientais: uma experiência no curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(2), 103–116. https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5343

Edição

Seção

Artigos