Ensino de nanociências e nanotecnologia na formação de profissionais ambientais: uma experiência no curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5343Palavras-chave:
Projeto de Intervenção Didática; Educação Profissional e Tecnológica; Meio AmbienteResumo
As nanociências e a nanotecnologia são importantes instrumentos contemporâneos para a compreensão e manipulação da natureza. Na área ambiental, a nanotecnologia pode ser utilizada em processos de recuperação e/ou purificação da água, dos corpos hídricos, do ar e do solo. Desse modo, aqui serão apresentadas percepções e reflexões sobre um projeto de intervenção didática, que teve como objetivo apresentar os conceitos introdutórios sobre nanociências e nanotecnologia para futuros profissionais ambientais. Para tal, a partir de uma contextualização sobre a realidade da instituição escolhida para a intervenção e dos seus alunos, foi elaborado um plano de aula. Além disso, foi realizada uma observação da aula antes da aplicação da intervenção. Participaram da aula 14 discentes do componente de Química Geral do primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Os resultados obtidos indicam a importância da aula expositiva e dialogada e da resolução de exercícios e problemas em sala de aula, e a necessidade da inserção do ensino de nanociências e nanotecnologia na formação de profissionais ambientais. Sendo assim, propõe-se uma metodologia didática na qual o ensino de nanociências e nanotecnologia seja adotado na Educação Profissional e Tecnológica, especialmente para a Gestão Ambiental, mas também para demais cursos da área ambiental. Por outro lado, devido ao espaço que as nanociências e a nanotecnologia vêm tomando no cenário contemporâneo global, sugere-se também o desenvolvimento de outras pesquisas, projetos e materiais didáticos que pensem essa temática em outras áreas de ensino ou eixos temáticos, para além da formação de profissionais ambientais.