Oenothera rosea (ONAGRACEAE) no Brasil: distribuição geográfica e primeiro registro para o estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v25i2.4891

Palavras-chave:

espécie exótica, flora ruderal, histórico de ocorrência

Resumo

O objetivo deste estudo é o de enunciar a ocorrência de Oenothera rosea L’Hér. ex Aiton no Rio Grande do Sul, bem como, o de apresentar a sua distribuição no território brasileiro, a partir de uma revisão de registros em herbários nacionais. Nessa verificação foram observados, entre outros dados, os locais de coleta, com o foco na origem da ocorrência, seja por cultivo, escape de cultivo ou naturalização. Os resultados obtidos mostram que a O. rosea é registrada no território brasileiro há muitas décadas, especialmente nas regiões Sudeste e Sul, e o novo registro no estado do Rio Grande do Sul, em área antropizada, colabora com a compreensão da preferência da espécie por esses ambientes.

Biografia do Autor

Lucas Gonçalves da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Gestor Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), especialista em Ecologia Urbana pelo Centro Universitário Internacional (2020), mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM (2023). Atualmente é acadêmico de Bacharelado em Engenharia Florestal da UFSM e Pós-graduando em Botânica pela Faculdade Metropolitana. Como pesquisador tem experiência em botânica, ensino de botânica, biogeografia de espécies vegetais e ilustração botânica. 

Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana - UFN

Licenciatura em Ciências Biológicas e em Pedagogia, mestrado e doutorado em Ciências/Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência em Taxonomia Vegetal, principalmente nos seguintes temas: Poaceae (Digitaria) e taxonomia de Angiospermas. Professora aposentada na UFSM desde 2013, atua, no momento, na Universidade Franciscana de Santa Maria como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Acadêmico), nas linhas de pesquisa Formação de professores e ensino-aprendizagem, com ênfase no ensino de biologia. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). 

Tatiane Bertuzzi, Universidade Franciscana - UFN

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestre em Agrobiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Doutora em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Foi professora substituta do Instituto Federal Farroupilha, no campus Júlio de Castilhos (2018-2019), atuando em turmas de ensino médio e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Como pesquisadora, tem experiência na área de Botânica, com ênfase em florística, taxonomia de plantas aquáticas e ecologia de comunidades e na área de ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Gonçalves da Cunha, L., Scotti do Canto-Dorow, T., & Bertuzzi, T. (2024). Oenothera rosea (ONAGRACEAE) no Brasil: distribuição geográfica e primeiro registro para o estado do Rio Grande do Sul. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 25(2), 163–173. https://doi.org/10.37779/nt.v25i2.4891

Edição

Seção

Artigos