Análise estatística para testes de sementes: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v25i1.4734

Palavras-chave:

experimentos com sementes, testes rápidos, germinação, vigor de sementes

Resumo

A semente é o ponto-chave para o sucesso da produção vegetal, sendo esse uma área do conhecimento que demanda pesquisas constantes e contínuas. Sendo crucial o planejamento experimental e estatísticos, para verificar as qualidades das sementes ao mesmo tempo que as preservam. Assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura referente as formas de análise estatística para testes de sementes, com foco nos testes rápidos. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos, livros e anais de eventos e endereços eletrônicos científicos, utilizando as palavras-chave como: sementes, experimentos com sementes, parcelas, testes rápidos, germinação e vigor de sementes. Para tal foram consultados 90 documentos citados ao longo dessa revisão e indicados nas referências. Conclui-se que nas áreas das ciências agronômicas e afins a precisão experimental possibilita evolução do setor agrícola, em especial sobre tecnologia e de beneficiamento de sementes.

Biografia do Autor

Janine Farias Menegaes, Universidade Estadual Paulista - UNESP (Campus Botucatu)

Eng. Agrônoma, Doutora e professora do Departamento de Produção Vegetal - Horticultura da UNESP câmpus Botucatu, Botucatu, SP.

Publicado

2024-05-20

Como Citar

Farias Menegaes, J. (2024). Análise estatística para testes de sementes: uma revisão de literatura. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 25(1), 159–177. https://doi.org/10.37779/nt.v25i1.4734

Edição

Seção

Artigos