Vinícholas: um advergame para vinícolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v24i1.4364

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um advergame para ser utilizado em vinícolas, como forma de marketing, de entretenimento e também como um pequeno teste de conhecimento sobre enologia para enófilos. Vinícholas é um jogo 2D no estilo top-down e suas mecânicas foram inspiradas pelos processos da vinicultura, em que o jogador fará decisões que interferirão na qualidade do produto final. Para realizar este projeto foi necessário entender sobre o processo pelo qual a uva passa durante a vinificação dentro das viniculturas, o que é um advergame, como funcionam algumas estratégias de marketing e como a gamificação pode ajudar neste projeto. Foi necessário estudar e entender sobre cada um desses temas, analisar o mercado de advergames e escolher uma metodologia em jogos digitais adequada para a realização deste jogo. Após a compreensão destes assuntos, houve o levantamento do escopo do projeto e a produção do mesmo, utilizando a metodologia de Chandler. O jogo está disponível para plataforma Web e foi desenvolvido no motor gráfico Construct 2. O trabalho cumpriu com o seu objetivo de desenvolver um jogo completo e que possui potencial de ser usado como advergame.

Biografia do Autor

Nícholas Doviggi Meyer, Universidade Franciscana/Estudante

Estudante de Nutrição e egresso de Jogos Digitais da Universidade Franciscana

Fabrício Tonetto Londero, Universidade Franciscana

Doutorando em Educação pela UFSM e mestre em Ciência da Computação pela UFSM (2016); Especialista em Gestão de Banco de Dados pela ULBRA (2015) e em Aplicações para Web pela FURG (2015); Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela UFSM (2016); Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIFRA (2012). Atualmente é professor dos cursos de Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Ciências da Computação da UFN.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

Meyer, N. D., & Londero, F. T. (2023). Vinícholas: um advergame para vinícolas. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 24(1), 89–108. https://doi.org/10.37779/nt.v24i1.4364

Edição

Seção

Artigos