Diagnóstico de uma usina de asfalto: subsídios à avaliação de impactos ambientais através do levantamento histórico e do mapeamento de riscos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3743

Resumo

Usinas de Concreto Asfáltico, são empreendimentos industriais destinados à produção de misturas asfálticas para aplicação em pavimentação. No contexto ambiental, são consideradas potencialmente poluidoras, pois podem promover alterações negativas no meio socioambiental. Assim, para a instalação desses empreendimentos, demanda-se a elaboração de diagnósticos técnicos interdisciplinares de fundo ambiental, minimamente abrangendo a caracterização dos aspectos físicos, bióticos e sociais do meio socioambiental que será afetado pelo empreendimento projetado. Tais diagnósticos servem como base para a elaboração da Avaliação de Impactos Ambientais. Esta analisará os dados apresentados nos diagnósticos, preverá os impactos ambientais negativos e positivos, determinará a importância, magnitude e abrangência dos impactos, e estabelecerá indicadores de qualidade, medidas mitigadoras, de controle e compensação socioambiental para o empreendimento. Entretanto, a avaliação poderá ser substancialmente enriquecida através da aplicação de métodos de análise do histórico de empreendimentos correlacionáveis, como de fluxogramas de beneficiamento, croquis e plantas de unidades, além do histórico comprovável de impactos ambientais. Nesse contexto, o trabalho analisou uma Unidade de Produção de Concreto Asfáltico com histórico de impactos ambientais negativos. A unidade operou no município de Joinville/SC, tendo gerado impactos duradouros associados a derramamentos de hidrocarbonetos, remediados após o encerramento das operações. Através da análise, foi possível identificar as instalações que originaram os impactos e elaborar mapa de riscos, o qual delimitou a Área de Emergência de Impactos, correspondente às instalações problemáticas, e a Área de Riscos de Acidentes Ambientais Graves, correspondente a área que será, preferencialmente, atingida por acidentes de cunho ambiental.

Biografia do Autor

Fábio Maciel Pinto, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Geólogo (UFPR). Especialista em Política e Economia Mineral (UFPA). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental (UNINTER). Mestrando em Clima e Meio Ambiente (IFSC).

Carla Jane Weber

Bióloga (UNIVALI-SC). Consultora e pesquisadora nas áreas de Ciências Ambientais, Monitoramento Ambiental, Produção de Alimentos Orgânicos, Recuperação de Áreas Degradadas, Reposição Florestal.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Maciel Pinto, F., & Weber, C. J. (2021). Diagnóstico de uma usina de asfalto: subsídios à avaliação de impactos ambientais através do levantamento histórico e do mapeamento de riscos. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 22(1), 81–98. https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3743

Edição

Seção

Artigos