Diagnóstico de uma usina de asfalto: subsídios à avaliação de impactos ambientais através do levantamento histórico e do mapeamento de riscos

Fábio Maciel Pinto, Carla Jane Weber

Resumo


Usinas de Concreto Asfáltico, são empreendimentos industriais destinados à produção de misturas asfálticas para aplicação em pavimentação. No contexto ambiental, são consideradas potencialmente poluidoras, pois podem promover alterações negativas no meio socioambiental. Assim, para a instalação desses empreendimentos, demanda-se a elaboração de diagnósticos técnicos interdisciplinares de fundo ambiental, minimamente abrangendo a caracterização dos aspectos físicos, bióticos e sociais do meio socioambiental que será afetado pelo empreendimento projetado. Tais diagnósticos servem como base para a elaboração da Avaliação de Impactos Ambientais. Esta analisará os dados apresentados nos diagnósticos, preverá os impactos ambientais negativos e positivos, determinará a importância, magnitude e abrangência dos impactos, e estabelecerá indicadores de qualidade, medidas mitigadoras, de controle e compensação socioambiental para o empreendimento. Entretanto, a avaliação poderá ser substancialmente enriquecida através da aplicação de métodos de análise do histórico de empreendimentos correlacionáveis, como de fluxogramas de beneficiamento, croquis e plantas de unidades, além do histórico comprovável de impactos ambientais. Nesse contexto, o trabalho analisou uma Unidade de Produção de Concreto Asfáltico com histórico de impactos ambientais negativos. A unidade operou no município de Joinville/SC, tendo gerado impactos duradouros associados a derramamentos de hidrocarbonetos, remediados após o encerramento das operações. Através da análise, foi possível identificar as instalações que originaram os impactos e elaborar mapa de riscos, o qual delimitou a Área de Emergência de Impactos, correspondente às instalações problemáticas, e a Área de Riscos de Acidentes Ambientais Graves, correspondente a área que será, preferencialmente, atingida por acidentes de cunho ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3743

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.