Estudo e análise de investimentos em uma microcervejaria artesanal no município de Santa Maria

Andressa Escarban Donatto, Tiago Bessega, Leandro Ribeiro Fontoura, Liana da Silva Fernandes, Leonardo Fantinel

Resumo


O Brasil destaca-se a nível mundial quando se trata de produção de cerveja, sendo o terceiro maior produtor.
Em decorrência disso, o consumo que também é em larga escala, acabou gerando uma nova prática que vem crescendo com o passar dos anos e levando os consumidores a se aventurarem na produção da sua própria cerveja, conhecida hoje como cerveja artesanal. Deste modo, surgiu uma nova oportunidade de empreendimento possivelmente lucrativo, que são as microcervejarias. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar e analisar a viabilidade econômico-financeira para abertura de uma microcervejaria sob duas óticas diferentes: o modelo de fabricação própria e terceirização. Para isso foram utilizados vários indicadores de viabilidade, como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e Payback. A realização deste trabalho deu-se através de uma abordagem quantitativa a partir de um estudo de caso juntamente com a pesquisa bibliográfica, que demonstrou ser mais viável para o modelo de terceirização da produção.

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Referências


DOI: http://doi.org/10.37779/dscnt.v21n1-001


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