O estudo da função seno por alunos do ensino médio: uma pesquisa baseada em design

Autores

  • Aline Picoli Sonza UFN
  • Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz UFN
  • Elisângela Fouchy Schons UFN
  • Gabriel de Oliveira Soares UFN
  • Marcelo de Freitas Bortoli UFN
  • Nelson Luiz Reyes Marques UFN
  • Rafaelle Ribeiro Gonçalves UFN
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto UFN
  • Eleni Bisognin UFN

Resumo

Este trabalho utiliza-se da abordagem da Pesquisa Baseada em Design (PBD), organizada nas quatro fases da PBD e tem por objetivo investigar potencialidades de uma sequência de atividades voltada ao estudo de tópicos da Trigonometria, que foi aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul. Nesta, foram idealizados o planejamento e a execução de um estudo, por uma equipe de professores/pesquisadores, trabalhando com uma proposta interdisciplinar, aliada à perspectiva da Teoria Sociocultural de Vygotsky como alicerce teórico para o desenvolvimento do produto educacional. A metodologia fundamentada na PBD inclui a pré-análise do problema educativo, a validação e utilização de uma sequência de atividades desenvolvida; a intervenção através da aplicação da sequência de atividades na turma de Ensino Médio e; a avaliação, na qual foi analisada a intervenção e o artefato desenvolvido, a fim de propor caminhos para o redesign. Foram consideradas adaptações e também contribuições dos participantes, possibilitando um trabalho cooperativo. Os estudantes demonstraram interesse, participaram durante o processo e avaliaram positivamente a atividade, além de conseguirem relacionar os temas da Trigonometria com a Física, o que era a ideia central da intervenção. Concluímos que as fases delineadas foram eficazes no desenvolvimento do trabalho e que a PBD se mostrou essencial para respaldar adaptações para a sequência de atividades e refinar as análises sobre as atividades planejadas, desenvolvidas e aplicadas aos estudantes do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Aline Picoli Sonza, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Elisângela Fouchy Schons, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Gabriel de Oliveira Soares, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Marcelo de Freitas Bortoli, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Nelson Luiz Reyes Marques, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Rafaelle Ribeiro Gonçalves, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Aline Grohe Schirmer Pigatto, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Eleni Bisognin, UFN

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2019-07-25

Como Citar

Sonza, A. P., Frantz, D. de S. F. da S., Schons, E. F., Soares, G. de O., Bortoli, M. de F., Marques, N. L. R., Gonçalves, R. R., Pigatto, A. G. S., & Bisognin, E. (2019). O estudo da função seno por alunos do ensino médio: uma pesquisa baseada em design. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 20(1), 109–122. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/2749

Edição

Seção

Artigos