Desenvolvimento, caracterização e avaliação da citotoxicidade de naringina e naringenina nanoencapsuladas

Carla Fontoura Ferreira, Leticia Malgarim Cordenonsi, Cayane Genro Santos, Isabel Roggia, Fernando Bandeira Sulczewski, Luiz Carlos Rodrigues Junior, Carina Rodrigues Boeck, Renata Platcheck Raffin

Resumo


As espécies reativas (ERs) e o estresse oxidativo contribuem para a fisiopatologia de diversas doenças. Uma alternativa inovadora de proteção aos órgãos como o cérebro é o uso de flavonoides com ação antioxidante como a naringina e a naringenina. No entanto, esses dois compostos apresentam baixa biodisponibilidade quando administrados pela via oral. Uma alternativa para contornar essa limitação é a utilização de nanocarreadores, como as nanocápsulas (NC), que possibilitam o aumento da biodisponibilidade e da eficácia da substância ativa. Diante disso, no presente trabalho foram avaliados o perfil de liberação dos fármacos a partir das suspensões in vitro assim como determinados os efeitos dos fármacos nanoencapsulados na viabilidade celular em linhagem de células Vero. As NCS de naringina e naringenina apresentaram pH ácido, diâmetro de partícula inferior a 95 nm, índice de polidispersão menor que 0,2. O potencial zeta foi negativo, entre -12,46 e -17,6 mV e a eficiência de encapsulação foi de 93% para naringina e 96% para a naringenina. Os resultados do ensaio de viabilidade celular pela redução do MTT mostraram que as suspensões de NCS causaram redução da viabilidade celular nas concentrações de 5, 50 e 500 µg/mL quando comparadas com o controle, nos períodos de 24 e 72 h de incubação. Para o estudo do perfil de liberação, foi empregada a técnica de diálise, sendo que 46,5 % de naringina e 6,9 % de naringenina foram liberadas para o meio, em um período de 9 h. As NC formadas demonstraram características adequadas para administração oral. Além disso, pode-se concluir que a concentração menos citotóxica para os dois flavonoides no modelo celular estudado é inferior a 5 µg/mL.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.