Alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula

Gláucia Regina Ribas, Carmen Vieira Mathias

Resumo


Neste trabalho, objetiva-se apresentar alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula. A metodologia empregada é a pesquisa bibiliográfica, levando em consideração aspectos da História da Matemática. O trabalho consta de quatro etapas, a primeira consiste em apresentar a história do Teorema de Pitágoras. Na segunda etapa, foram analisados alguns livros didáticos, comparando-os e mostrando como abordam o conteúdo. Em seguida, são apresentadas sugestões de atividades utilizando materiais concretos. E, finalmente, apresenta-se o objeto de aprendizagem, PitagorasNet, um recurso digital que pode ser utilizado como ferramenta no ensino do teorema. Com este trabalho pretende-se contribuir para o Ensino da Matemática, especificamente no estudo do Teorema de Pitágoras, sugerindo ferramentas que podem ser utilizadas para diversificar as aulas, aumentar a motivação dos alunos e facilitar a compreensão de conteúdos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.