Alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula

Autores

  • Gláucia Regina Ribas
  • Carmen Vieira Mathias

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se apresentar alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula. A metodologia empregada é a pesquisa bibiliográfica, levando em consideração aspectos da História da Matemática. O trabalho consta de quatro etapas, a primeira consiste em apresentar a história do Teorema de Pitágoras. Na segunda etapa, foram analisados alguns livros didáticos, comparando-os e mostrando como abordam o conteúdo. Em seguida, são apresentadas sugestões de atividades utilizando materiais concretos. E, finalmente, apresenta-se o objeto de aprendizagem, PitagorasNet, um recurso digital que pode ser utilizado como ferramenta no ensino do teorema. Com este trabalho pretende-se contribuir para o Ensino da Matemática, especificamente no estudo do Teorema de Pitágoras, sugerindo ferramentas que podem ser utilizadas para diversificar as aulas, aumentar a motivação dos alunos e facilitar a compreensão de conteúdos.

Downloads

Como Citar

Ribas, G. R., & Mathias, C. V. (2016). Alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 13(2), 179–192. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1305

Edição

Seção

Artigos