O uso da ironia como recurso argumentativo em anúncios publicitários impressos

Autores/as

  • Noeli Rodrigues Kaizer dos Santos
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

Resumen

Os anúncios publicitários são textos que estão presentes na vida diária de todas as pessoas. Podem se apresentar de forma oral ou escrita e utilizar elementos verbais e não verbais, e, para conseguirem aproximar-se dos consumidores, são veiculados em jornais, revistas, camisetas, entre outros. Os publicitários usam vários recursos como, por exemplo, a ironia, a fim de persuadirem os potenciais compradores na aquisição do produto anunciado, pois o humor contido nela serve de argumento, junto com outros elementos encontrados, que servirão de estratégia no convencimento do leitor/consumidor. Nesta pesquisa, de método qualitativo, abordam-se alguns conceitos como: propaganda, publicidade, argumentação, persuasão, tipos de ironia, linguagem verbal e não verbal, com o propósito de, ao analisar textos impressos em revistas, compreender como esses elementos contribuem para que a intencionalidade do anúncio seja alcançada pela publicidade em suas diversas etapas, desde atrair a atenção do leitor, até o resultado final desejado: comprar o produto divulgado. Como principal resultado, foi possível registrar, nos anúncios escolhidos, que a ironia pode ser uma estratégia valiosa, aparentemente inocente, como meio de convencimento do público comprador.

Publicado

2016-03-08

Cómo citar

dos Santos, N. R. K., & Della Méa, C. H. de P. (2016). O uso da ironia como recurso argumentativo em anúncios publicitários impressos. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 12(1), 39–57. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/782

Número

Sección

Artigos