Verbos irregulares: o paradigma da derivação

Autores/as

  • Tania Medianeira Aires Borges
  • Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumen

Conjugar verbos em Língua Portuguesa não é uma tarefa fácil, considerando os inúmeros verbos irregulares que compõe o nosso léxico. Para o ensino de verbos irregulares e para evitar a “decoreba”, o professor deve discutir uma proposta de ensino da flexão verbal que seja importante para a vida do educando e, nesse sentido, a relação entre tempos primitivos e derivados será fundamental. Nesta pesquisa, o objetivo é analisar, nos livros didáticos de ensino fundamental, se o ensino de verbos irregulares contempla tempos primitivos e derivados. Os pressupostos teóricos embasaram a discussão do corpus, constituído de três livros didáticos, de diferentes autores, para analisar a proposta sobre verbos irregulares. Ainda considerados de forma tradicional, os tempos verbais seguem a flexão no modo indicativo, subjuntivo e imperativo, sem menção aos tempos primitivos e derivados, dificultando a compreensão e a consequente aprendizagem dessa categoria gramatical.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Borges, T. M. A., & Barin, N. T. R. (2016). Verbos irregulares: o paradigma da derivação. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 9(1), 177–191. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/732

Número

Sección

Artigos