O ensino de orações coordenadas: proposta interativa da linguagem

Autores/as

  • Aline Stefonello
  • Nilsa Teresinha Reichert Basim

Resumen

O ensino de gramática, em grande parte das escolas, é uma prática pouco produtiva, pois a maioria dos professores assimilam apenas o seu conceito como um manual de regras para o “bom uso da língua”, dando destaque para a classificação e memorização de conteúdos. Neste trabalho, são considerados subsídios teóricos que fundamentam uma proposta de ensino diferenciada dos padrões tradicionais, adotados pela Gramática Normativa. Com isso, procura-se estudar de que forma o ensino do processo de coordenação, no Ensino Fundamental, contribui para o aprimoramento da competência comunicativa dos alunos em situações reais de vida. Além disso, pretende-se verificar como esse processo é apresentado em um livro didático, os métodos utilizados pelos autores para a exposição de conteúdos, a elaboração de exercícios e a existência de propostas interativas de ensino que objetivam o aperfeiçoamento de textos orais e escritos dos discentes.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Stefonello, A., & Basim, N. T. R. (2016). O ensino de orações coordenadas: proposta interativa da linguagem. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 9(1), 135–153. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/730

Número

Sección

Artigos