A língua portuguesa nos parâmetros curriculares nacionais - um caso de inclusão ou exclusão da linguagem coloquial?

Autores/as

  • Lizane Pereira Becker
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

Resumen

Nesta pesquisa, aborda-se o tratamento da língua portuguesa nos parâmetros curriculares nacionais e mais especificamente, discute-se a idéia de inclusão ou exclusão da linguagem coloquial. A escolha pelo tema justifica-se pelas inúmeras inquietações que permeiam a ação docente dos profissionais de língua portuguesa. Assim, na presente pesquisa, tem-se por objetivo fazer uma releitura das Diretrizes Curriculares Nacionais quanto à proposta para abordagem da língua portuguesa - padrão e coloquial - no contexto escolar. Nesse sentido, apresentam-se os ditames dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN (BRASIL, 1999), elaborados por Comissões designadas pelo MEC para essa finalidade, além do pensamento de autores como Marcos Bagno, Ataliba Castilho, Roxane Rojo, entre outros. Um dos principais resultados foi à verificação de que os Parâmetros Curriculares Nacionais em vigor sinalizam para o entendimento de que o papel da escola é promover a formação necessária a seus alunos, de forma que sejam usuários da língua padrão. Esse diagnóstico é alicerçada na idéia de que, com o uso dessa forma de linguagem, o indivíduo terá maior condição de ocupar posição de destaque na sociedade da qual faz parte. Conclui-se, então, que a questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar. Resumindo, a questão não é a correção da forma, mas de sua adequação às circunstâncias de uso. Nesse sentido, os PCNs não excluem a linguagem coloquial de forma contundente, mas reconhecem a linguagem padrão como a que dá ascensão social ao indivíduo.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Becker, L. P., & Della Méa, C. H. de P. (2016). A língua portuguesa nos parâmetros curriculares nacionais - um caso de inclusão ou exclusão da linguagem coloquial?. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 9(1), 115–133. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/729

Número

Sección

Artigos