As ações de comunicação utilizadas pelos clubes Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Clube Internacional

Autores/as

  • Andressa Sgaria
  • Taís Steffenello Ghisleni

Resumen

A eficiência da comunicação de uma empresa é um dos desafios para a realização das estratégias organizacionais no momento em que ela aparece como um importante fator na construção da imagem das empresas. Mais do que a imagem, a comunicação faz-se necessária para consolidar a clareza nas ações e seus objetivos, a construção de relações, a interpretação adequada das informações e o conhecimento do contexto organizacional. Além de se fazer presente no planejamento, nas estratégias e táticas, na identidade e na imagem da empresa, a comunicação está na percepção das informações, sejam elas internas ou externas. Neste sentido, Thayer apud Kunsch (2003, p.69) coloca a comunicação como elemento vital também no processamento das funções administrativas, pois “é a comunicação que ocorre dentro [das organizações] e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que [a] definem e determinam as condições da sua existência e a direção do seu movimento.” Nos clubes, a comunicação com os seus torcedores e com a comunidade através dos meios de comunicação se faz essencial, já que um clube de futebol nada mais é do que um prestador de serviço à sua comunidade. Assim, este estudo procura entender como acontece o processo de comunicação dos principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Sgaria, A., & Ghisleni, T. S. (2016). As ações de comunicação utilizadas pelos clubes Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Clube Internacional. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 8(1), 49–65. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/715

Número

Sección

Artigos