CPI dos correios: análise das estratégias discursivas das revistas “veja” e “istoÉ”

Autores/as

  • José Quintana Freitas Júnior
  • Viviane Borelli

Resumen

Atualmente, a mídia ocupa um papel central nas relações entre os campos sociais. A partir de sua  importância nessas relações, procurou-se analisar o papel de duas mídias, na cobertura de uma crise política, que resultou em diversas acusações, cassações e polêmicas, que foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. Através de algumas teorias e técnicas de análise da comunicação, como agendamento, midiatização, campos sociais, análise do discurso, analisaram-se as estratégias discursivas das revistas Veja e IstoÉ, na cobertura do evento. Enquanto Veja anuncia o possível impeachment a vista e uma crise do partido do governo, IstoÉ não elege culpados e prefere trazer ao debate temas que estão ligados, diretamente e indiretamente, à CPI. Um grande caso de corrupção no Brasil e duas coberturas com enfoques totalmente diferentes.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Freitas Júnior, J. Q., & Borelli, V. (2016). CPI dos correios: análise das estratégias discursivas das revistas “veja” e “istoÉ”. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 7(1), 57–69. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/702

Número

Sección

Artigos