Um olhar sobre a leitura no Brasil

Autores/as

  • Glenice Dressler Boelter
  • Vera Elizabeth Prola Farias

Resumen

Embora o mundo alcance vitórias impressionantes nas áreas da ciência e tecnologia, o analfabetismo ainda é fator de destaque, pois ainda há um grande número de pessoas analfabetas. Analfabetismo funcional e letramento são termos utilizados para definições de estratégias para erradicar o problema. O aspecto aqui abordado será o da alfabetização básica e competente, isto é, a que deveria evitar a condição de adultos com deficiências nessa área. As pesquisas oficiais nacionais foram encontradas nos sites do MEC, mas os termos alfabetização e letramento foram fundamentais para entender o contexto, nos quais esses programas estão inseridos. Não se procurou a crítica pura, e sim, a tentativa da sistematização do que foi feito no país sobre leituras e leitores. Trazer à tona problemas existentes é o primeiro passo para resolvê-los. Afinal, o jovem que sai do Ensino Médio, com nível baixo no entendimento e construção de argumentos, é reflexo da escola, do perfil pessoal ou da sociedade bastante virtual em que vivemos?

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Boelter, G. D., & Farias, V. E. P. (2016). Um olhar sobre a leitura no Brasil. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 6(1), 155–165. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/694

Número

Sección

Artigos