História infantil: do imaginário ao real – desenvolvendo valores e despertando a criatividade

Autores/as

  • Carla Medianeira Costa Domingues
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

Resumen

O mundo infantil é povoado de sonhos, fantasias e questionamentos que levam a criança a sentir-se insegura nesse mundo real. Atuando sobre a mente humana, os contos de fadas, desde suas origens, encantam a criança e a fazem se identificar com esse mundo mágico, transmitindo-lhes valores que a ajudam na compreensão de si mesma e da realidade à sua volta. Nesse sentido, no presente trabalho, busca-se investigar como esses contos infantis agem na mente da criança, através de suas histórias representativas de situações-problemas reais. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma análise bibliográfica, com uma abordagem sobre contos de fadas tradicionais e modernizados. Verifica-se que os contos de fadas originaram-se da literatura popular adaptada para o público infantil com a permanência de alguns elementos mágicos, como mediadores ou apenas auxiliares no processo de solução dos conflitos. Pela análise do conto tradicional, O patinho feio, de Hans Christian Andersen e A bolsa amarela, de Lígia Bojunga, pode-se averiguar que, mesmo que o processo narrativo tenha evoluído, os contos continuam a agir na mente infantil, auxiliando a criança na formação de sua personalidade e na compreensão da realidade que a cerca. Sob essa perspectiva, pode-se inferir que deve haver uma preocupação entre a interação da literatura com o pequeno-leitor, para que a criança torne-se um leitor competente, crítico e emancipado, efetivando, assim, a proposta de leitura.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Domingues, C. M. C., & Della Méa, C. H. de P. (2016). História infantil: do imaginário ao real – desenvolvendo valores e despertando a criatividade. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 6(1), 137–154. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/693

Número

Sección

Artigos