A Pragmática no Ensino da Língua Inglesa pela Teoria da Relevância

Autores/as

  • Luciana Michel
  • Rejane Maruá Sampedro Ramos

Resumen

A partir da observação da falta de interesse atual na aquisição da língua estrangeira, por alunos do Ensino Fundamental e Médio, registram-se dificuldades, tanto em atividades de compreensão quanto de produção, na língua inglesa. Portanto, considerando a necessidade de mudar esse quadro, docentes da área buscam motivar o aluno usando novos métodos e técnicas de ensino. Assim, a partir da Teoria da Relevância, são preparados, para aplicação em sala de aula, testes de interpretação de textos que contêm ilustrações com o objetivo de mostrar que, através de efeitos contextuais, a linguagem não-verbal pode auxiliar a compreensão da língua em estudo. Com base nesses efeitos contextuais e esforço de processamento, focalizados pela Teoria da Relevância, a proposta é para se atingirem mais rapidamente a compreensão do texto, e diminuir a dificuldade de aquisição do léxico da língua alvo. Para que isso ocorra, é necessário ativar o conhecimento enciclopédico do aluno fazendo com que ele reconheça o ambiente cognitivo em que o texto está inserido e  então, possa fazer as inferências indispensáveis à compreensão do mesmo. Os resultados deste trabalho comprovam os efeitos positivos de observar a linguagem não-verbal de um texto em língua inglesa, mesmo no caso de alunos que demonstram pouco conhecimento de vocabulário e dificuldade na aquisição de algumas estruturas gramaticais.

Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Michel, L., & Ramos, R. M. S. (2016). A Pragmática no Ensino da Língua Inglesa pela Teoria da Relevância. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 5(1), 127–143. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/676

Número

Sección

Artigos