Gramática Gerativa: Subsídios para o Ensino de Orações Subordinadas Completivas

Autores/as

  • Eliandra Scapin Cargnin Pegoraro
  • Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumen

Considerando que os estudos da linguagem sofreram transformações ao longo da história, o surgimento das diferentes gramáticas pôs em evidência preconceitos claros quanto à concepção e análise de estruturas da língua, sem mencionar o aspecto de que não há variantes inferiores. O intuito, neste estudo, é o de avaliar como a Gramática Gerativa pode subsidiar a norma no ensino das orações completivas em livros didáticos para alunos de oitava série do Ensino Fundamental. Em sua grande maioria, os autores seguem fielmente a Gramática Normativa no ensino das orações subordinadas, especialmente as completivas. A proposta é apontar um paralelo didático de como uma análise gerativa pode auxiliar a compreensão e facilitar o ensino das orações completivas em um universo de diferentes possibilidades de encaixamento.

Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Pegoraro, E. S. C., & Barin, N. T. R. (2016). Gramática Gerativa: Subsídios para o Ensino de Orações Subordinadas Completivas. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 5(1), 101–126. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/675

Número

Sección

Artigos