Propaganda na Guerra: A Manipulação das Opiniões na II Guerra Mundial

Autores/as

  • Tássia B. Moro
  • Maiquel Rosauro
  • Fernanda Marin
  • Laíse Loy

Resumen

Neste trabalho analisam-se as técnicas de propagação nazista, por meio dos comícios, do rádio, do cinema e a recepção pelo público. A pesquisa foi bibliográfico-exploratória entre obras que interpretam a eficácia dessa propaganda, objetivando informações sobre os seus métodos persuasivos. Realizaram-se entrevistas informais com alemães que presenciaram o regime e hoje vivem no Brasil, a fim de confrontar os estudos obtidos com a pesquisa bibliográfica. A propaganda, dentro desses meios, regados pela teatralização e técnicas, virou um espetáculo de massa. Assim, Hitler impôs o seu regime e a sensação de esperança que o povo precisava para se reerguer do estado deplorável do pós - I Guerra. Conclui-se que esta situação deixou a nação à mercê do ditador, que se aproveitou desses artefatos para levá-los a uma Guerra em benefício próprio.

Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Moro, T. B., Rosauro, M., Marin, F., & Loy, L. (2016). Propaganda na Guerra: A Manipulação das Opiniões na II Guerra Mundial. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 5(1), 29–41. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/671

Número

Sección

Artigos