O ensino da leitura numa perspectiva interdisciplinar: uma proposta de aplicação

Autores/as

  • Ângela Maria Lorenzi Sauthier
  • Ana Lúcia Cheloti Prochnow

Resumen

No presente trabalho, tem-se como proposta a realização de um projeto interdisciplinar de leitura, partindo da análise de um texto jornalístico, uma reportagem, retirado de um jornal local. Objetiva integrar diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de levar o educando, público-alvo deste trabalho, a processar uma leitura mais completa de um texto, uma vez que, no ato de ler, todas elas contribuem, e por isso são necessárias, para se construir o significado do texto. Nesse sentido, integraram-se as disciplinas de Português, Matemática, História, Ciências e Educação Artística, com a intenção de desenvolver os seus conteúdos previstos para o quarto ciclo do Ensino Fundamental, partindo de um mesmo instrumento de leitura. Para isso, contou-se com a colaboração dos professores da Escola Básica Estadual Dr Paulo Lauda. Com esta iniciativa, para o qual se buscou apoio teórico em Kleiman (1999), Martins (1986), Trevisan (1992), Silva (1988), foi possível demonstrar que um mesmo texto pode ser explorado nas diferentes disciplinas, proporcionando um trabalho inovador e atendendo às atuais perspectivas educacionais.

Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Sauthier, Ângela M. L., & Prochnow, A. L. C. (2016). O ensino da leitura numa perspectiva interdisciplinar: uma proposta de aplicação. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 4(1), 185–201. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/666

Número

Sección

Artigos