Avaliação do texto escrito

Autores/as

  • Micheli Mariel Dacian
  • Célia Helena Pelegrini Della Méa

Resumen

A avaliação do texto escrito tem sido foco nos debates que tratam sobre o ensino da língua portuguesa. Tal fato deve-se a concepções diversas a respeito dos elementos que constituem um texto, o que, necessariamente, leva a critérios diferenciados no processo avaliativo. No sentido de discutir esse processo no Ensino Médio na cidade de Santa Maria e de levantar possíveis soluções para as distorções encontradas nesse processo, essa pesquisa buscou material para a análise na própria escola de Ensino Médio e subsídios teóricos na Lingüística Textual, já que os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa preconizam um estreito intercâmbio entre o ensino de língua materna e a Lingüística Textual. Acredita-se que o professor necessite de amplos conhecimentos lingüísticos no momento da avaliação, para que esta realmente contribua para um bom andamento do aprendizado e não seja um mero instrumento utilizado para apontar desvios de ordem gramatical, os quais não garantem uma produção escrita satisfatória.

Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Dacian, M. M., & Della Méa, C. H. P. (2016). Avaliação do texto escrito. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 4(1), 169–184. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/665

Número

Sección

Artigos