A noção de gêneros textuais/discursivos no ensino de leitura e produção de textos

Autores/as

  • Janaína Carvalho Ferreira
  • Maria do Socorro de Almeida Farias
  • Cristiane Fuzer de Vargas
  • Nara Augustin Gehrke

Resumen

É por meio da linguagem que os indivíduos interagem com o mundo e buscam atender as suas necessidades enquanto seres sociais, por isso, no presente artigo, temos por objetivo apresentar o estudo sistematizado da teoria dos gêneros textuais/discursivos, a qual embasa a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de leitura e produção textual em Língua Portuguesa, bem como aplicar a concepção interacionista da linguagem na elaboração de materiais didáticos, que culminaram na elaboração de um Caderno Didático para a leitura e produção de textos em Língua Portuguesa sob a perspectiva de gêneros textuais. Antes, porém, investigamos, junto a professores de Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares de Santa Maria-RS, quais as concepções de linguagem que têm embasado suas práticas docentes, a fim de verificarmos a sua noção de gêneros textuais/discursivos para o ensino de língua materna.

Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Ferreira, J. C., Farias, M. do S. de A., de Vargas, C. F., & Gehrke, N. A. (2016). A noção de gêneros textuais/discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 4(1), 155–168. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/664

Número

Sección

Artigos