Publicidade no dia internacional da mulher: L’Oreal Brasil e suas representações do gênero feminino

Autores/as

  • Laís Franchi
  • Pauline Neutzling Fraga

Resumen

O artigo objetiva refletir sobre as representações do gênero feminino em uma narrativa publicitária audiovisual produzida para veiculação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher do ano de 2016. O foco foi identificar como a anunciante L’Oréal Brasil representou o gênero feminino por meio de uma personagem transgênero. Os objetivos específicos foram: a) investigar a função e a importância dos estereótipos na argumentação da narrativa publicitária; b) identificar as principais características da evolução do estereótipo da mulher via representações publicitárias; c) compreender como a marca L’Oreal Brasil representou a mulher (gênero feminino) em um audiovisual veiculado no Dia Internacional da Mulher e se essa representação escapou do estereótipo publicitário de mulher (gênero feminino). A natureza da pesquisa foi qualitativa e empregou-se a técnica descritiva. Ao finalizar-se a análise do audiovisual “Toda mulher vale muito”, pode-se observar que a anunciante adapta seu posicionamento para o contexto contemporâneo e, nesse sentido, rompe com alguns estereótipos comumente empregados pela propaganda brasileira.

Cómo citar

Franchi, L., & Fraga, P. N. (2018). Publicidade no dia internacional da mulher: L’Oreal Brasil e suas representações do gênero feminino. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 19(1), 57–70. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2470

Número

Sección

Artigos