Posts publicitários no Instagram: análise de formatos, funções e conteúdo

Autores/as

  • Rafaela Milani Rezer
  • Graziela Frainer Knoll
  • Taís Steffenello Ghisleni

Resumen

A ambiência digital, com a evolução de seus dispositivos e plataformas, provoca mudanças na publicidade, tanto em formatos, quanto em usos e práticas. O presente trabalho foca-se nas práticas publicitárias realizadas no âmbito da plataforma de mídia social Instagram. O objetivo geral é analisar possibilidades existentes para a publicação de conteúdos publicitários nesta rede social de fotos que é disponibilizada de forma gratuita para usuários de Android e iPhone. Para tanto, os objetivos específicos são: listar os formatos publicitários que o Instagram permite; e caracterizar os posts publicitários encontrados nessa mídia social quanto a aspectos funcionais e formais, buscando características da linguagem utilizada. O corpus da pesquisa consiste em dez publicações de uma loja nacional de vestuário, coletados na mídia social Instagram no período de 01 a 10 de agosto de 2017. Os resultados demonstram que as finalidades dos posts coletados são: anunciar produto ou categorias de produtos, antecipar produtos da nova estação e gerar engajamento dos seus seguidores mediante o uso de fotos, legendas informais e com linguagem potencialmente próxima à de seu público nas mídias sociais, com pouca variação de conteúdo.

Cómo citar

Rezer, R. M., Knoll, G. F., & Ghisleni, T. S. (2018). Posts publicitários no Instagram: análise de formatos, funções e conteúdo. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 19(1), 35–43. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2468

Número

Sección

Artigos