Diálogos entre comunicação e Educação à Distância na construção da vídeo-aula
Resumen
Estudam-se os vínculos entre a comunicação e a educação na modalidade EAD (Educação à Distância) por meio da dinâmica de construção de vídeo-aulas a partir do uso de técnicas de comunicação, mais especificamente, do uso de dispositivos midiáticos como ferramenta da educação. Baseia-se nos modos que se realizam o processo de transformação de discursos não midiáticos para midiatizados (como assim é chamada a prática discursiva no âmbito das instituições) com intuito de tornar interessantes os conteúdos pedagógicos. Buscam-se, assim, respostas para algumas questões formuladas sobre a construção de vídeo-aulas, indagando-se sobre quando, como e por que são inseridas lógicas comunicacionais de mídia que operam transformações de caráter estrutural em um produto acadêmico, sem modificar funções, proposta e trajetória de um conteúdo acadêmico? O objetivo é compreender como se estabelecem as articulações entre o campo das estratégias de mídia com os professores de vídeo-aulas destinadas ao ensino na modalidade EAD. O percurso metodológico foi construído por meio de uma abordagem qualitativa organizada a partir de três grandes eixos: 1) uma pesquisa teórica, construída por meio da discussão de conceitos-chave que guiam a investigação e diálogo com autores mapeados a partir de levantamento bibliográfico sobre os temas; 2) a partir do levantamento de materiais de apoio, sobre o conjunto de vídeo-aulas e 3) uma pesquisa empírica, analítica, por meio dos procedimentos observacionais e qualitativos no sentido de desvendar as estratégias midiáticas usadas na produção de vídeo-aulas. Delimitou-se como objeto empírico vídeo-aulas do Centro Universitário Franciscano/RS/Brasil, do curso Tecnólogo em Recursos Humanos em EAD.Descargas
Cómo citar
Taborda, M., Hamester, M., & Rocha, S. (2018). Diálogos entre comunicação e Educação à Distância na construção da vídeo-aula. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 17(1), 23–33. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2311
Número
Sección
Artigos