A mulher sedutora representada no discurso publicitário presente na telenovela “Avenida Brasil”

Authors

  • Alana Machado Cardoso
  • Taís Steffenello Ghisleni
  • Ângela Lovato Dellazzana

Abstract

Neste trabalho, analisa-se como o discurso publicitário representa o universo feminino na telenovela AvenidaBrasil. Diante dessa perspectiva, busca-se verificar as representações do feminino a partir do discurso publicitário sob a forma de product placement da marca de meias e roupas íntimas Lupo. A telenovela é objeto de estudo, pois este gênero firmou-se de tal modo na sociedade brasileira que passou a fazer parte da vida das telespectadoras. Além de ditar padrões de beleza, de representar a mulher brasileira, estabelece formas deconsumo e de comportamento. Assim foi realizada uma análise de discurso das evidências de como a identidadefeminina é representada na telenovela, identificar suas intenções relacionadas ao incentivo do consumo dessesprodutos e com isso se percebe que o discurso publicitário presente na telenovela, ao representar o universo feminino, aponta três padrões distintos de mulheres brasileiras: a mulher representada como objeto de desejo masculino, mas que se define pelo amor; a mulher sedutora e a mulher da contemporaneidade.

Published

2016-03-10

How to Cite

Cardoso, A. M., Ghisleni, T. S., & Dellazzana, Ângela L. (2016). A mulher sedutora representada no discurso publicitário presente na telenovela “Avenida Brasil”. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 13(1), 17–27. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/806

Issue

Section

Artigos