GoPro: a relação entre lovemarks e brandlovers

Authors

  • Arthur Panziera Barros
  • Claudia Buzatti Souto

Abstract

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre marca e público, assim como a importância das estratégias de comunicação publicitária na construção de um relacionamento afetivo com os consumidores, a fim de se tornar uma lovemark. O conceito desenvolvido por Kevin Roberts (2005) diz respeito às marcas que possuem como dimensões básicas: o mistério, a sensualidade e a intimidade, com o objetivo de criar conexões emocionais com os fãs. O trabalho realiza-se a partir de uma análise do material de comunicação (vídeos de lançamento, posts nas redes sociais, webdocumentários, entre outros) da GoPro, uma empresa que produz câmeras esportivas e é reconhecida mundialmente. São apresentadas as principais formas de interação com os consumidores e como esses meios se adequam às três dimensões, atribuindo características de uma lovemark à GoPro. É possível observar, com o presente estudo, que a empresa, desde a sua fundação, norteia a sua comunicação publicitária com base nas três dimensões citadas e, também, valoriza e concede importância aos seus fãs por meio do uso de imagens provenientes da captura de momentos, sejam esses radicais, sejam familiares, por meio de recompensas ou prêmios diários.

How to Cite

Barros, A. P., & Souto, C. B. (2018). GoPro: a relação entre lovemarks e brandlovers. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 19(1), 15–33. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2467

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Artigos