Análise multimodal de infográficos no Pinterest: recursos de framing e saliência na organização da mensagem
Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar categorias da metafunção composiciona (KRESS; van LEEUWEN, 2006) pela perspectiva da multimodalidade em infográficos da publicidade, com a finalidade de compreender como se organizam as mensagens. Os objetivos específicos consistem em: analisar os recursos de framing e saliência da metafunção composicional nos infográficos selecionados; compreender como esses recursos se relacionam aos aspectos funcionais nos exemplares. A amostra selecionada para a pesquisa é composta por vinte infográficos de temas publicitários, selecionados no Pinterest, sendo que serão apresentados neste trabalho dois exemplares. A pesquisa é qualitativa, com método descritivo e análise multimodal dos textos segundo Kress e van Leeuwen (2006). A análise demonstra o uso dos recursos de framing e saliência por meio de diferentes tamanhos, cores, posição no layout e busca compreender como isso se relaciona com as funções comunicativas dos textos.Downloads
How to Cite
Mundstock, D. V., Silva, L. M. da, & Knoll, G. F. (2018). Análise multimodal de infográficos no Pinterest: recursos de framing e saliência na organização da mensagem. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 18(1), 93–100. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2448
Issue
Section
Artigos