O uso da ironia como recurso argumentativo em anúncios publicitários impressos
Resumo
Os anúncios publicitários são textos que estão presentes na vida diária de todas as pessoas. Podem se apresentar de forma oral ou escrita e utilizar elementos verbais e não verbais, e, para conseguirem aproximar-se dos consumidores, são veiculados em jornais, revistas, camisetas, entre outros. Os publicitários usam vários recursos como, por exemplo, a ironia, a fim de persuadirem os potenciais compradores na aquisição do produto anunciado, pois o humor contido nela serve de argumento, junto com outros elementos encontrados, que servirão de estratégia no convencimento do leitor/consumidor. Nesta pesquisa, de método qualitativo, abordam-se alguns conceitos como: propaganda, publicidade, argumentação, persuasão, tipos de ironia, linguagem verbal e não verbal, com o propósito de, ao analisar textos impressos em revistas, compreender como esses elementos contribuem para que a intencionalidade do anúncio seja alcançada pela publicidade em suas diversas etapas, desde atrair a atenção do leitor, até o resultado final desejado: comprar o produto divulgado. Como principal resultado, foi possível registrar, nos anúncios escolhidos, que a ironia pode ser uma estratégia valiosa, aparentemente inocente, como meio de convencimento do público comprador.