Análise do conforto acústico, térmico e lumínico em escolas da rede pública de Santa Maria, RS

Autores

  • Bárbara Dalvite
  • Dienifer Oliveira
  • Giovana Nunes
  • Mariane Perius
  • Minéia Johann Scherer

Resumo

Os espaços construídos têm como função o atendimento às necessidades humanas, ultrapassa o caráter de abrigo e constituem-se como uma extensão do cotidiano. A edificação escolar é um equipamento de relevância indiscutível na formação do ser humano e vital para o contexto social, cultural e econômico de um país. Dessa forma, é imprescindível garantir condições mínimas de conforto ambiental aos usuários, seja térmico, acústico seja lumínico. Neste artigo, apresentam-se estudos de caso realizados em escolas da rede pública de Santa Maria, RS, avaliando o conforto ambiental dos espaços educacionais e, paralelamente, discutem-se as conseqüências e perspectivas futuras em relação aos ocupantes desses ambientes. Os resultados demonstraram, principalmente, as fragilidades decorrentes da falta de planejamento de projeto, da implantação e orientação solar inadequadas. Todas essas conclusões repercutem de modo negativo no processo de ensino-aprendizado, envolvendo variáveis físicas e psicológicas que são agravadas pela exposição a parâmetros ambientais extremos.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Dalvite, B., Oliveira, D., Nunes, G., Perius, M., & Scherer, M. J. (2016). Análise do conforto acústico, térmico e lumínico em escolas da rede pública de Santa Maria, RS. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 8(1), 1–13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/712

Edição

Seção

Artigos