A Pragmática no Ensino da Língua Inglesa pela Teoria da Relevância

Luciana Michel, Rejane Maruá Sampedro Ramos

Resumo


A partir da observação da falta de interesse atual na aquisição da língua estrangeira, por alunos do Ensino Fundamental e Médio, registram-se dificuldades, tanto em atividades de compreensão quanto de produção, na língua inglesa. Portanto, considerando a necessidade de mudar esse quadro, docentes da área buscam motivar o aluno usando novos métodos e técnicas de ensino. Assim, a partir da Teoria da Relevância, são preparados, para aplicação em sala de aula, testes de interpretação de textos que contêm ilustrações com o objetivo de mostrar que, através de efeitos contextuais, a linguagem não-verbal pode auxiliar a compreensão da língua em estudo. Com base nesses efeitos contextuais e esforço de processamento, focalizados pela Teoria da Relevância, a proposta é para se atingirem mais rapidamente a compreensão do texto, e diminuir a dificuldade de aquisição do léxico da língua alvo. Para que isso ocorra, é necessário ativar o conhecimento enciclopédico do aluno fazendo com que ele reconheça o ambiente cognitivo em que o texto está inserido e  então, possa fazer as inferências indispensáveis à compreensão do mesmo. Os resultados deste trabalho comprovam os efeitos positivos de observar a linguagem não-verbal de um texto em língua inglesa, mesmo no caso de alunos que demonstram pouco conhecimento de vocabulário e dificuldade na aquisição de algumas estruturas gramaticais.


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