Propaganda na Guerra: A Manipulação das Opiniões na II Guerra Mundial

Tássia B. Moro, Maiquel Rosauro, Fernanda Marin, Laíse Loy

Resumo


Neste trabalho analisam-se as técnicas de propagação nazista, por meio dos comícios, do rádio, do cinema e a recepção pelo público. A pesquisa foi bibliográfico-exploratória entre obras que interpretam a eficácia dessa propaganda, objetivando informações sobre os seus métodos persuasivos. Realizaram-se entrevistas informais com alemães que presenciaram o regime e hoje vivem no Brasil, a fim de confrontar os estudos obtidos com a pesquisa bibliográfica. A propaganda, dentro desses meios, regados pela teatralização e técnicas, virou um espetáculo de massa. Assim, Hitler impôs o seu regime e a sensação de esperança que o povo precisava para se reerguer do estado deplorável do pós - I Guerra. Conclui-se que esta situação deixou a nação à mercê do ditador, que se aproveitou desses artefatos para levá-los a uma Guerra em benefício próprio.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.