Avaliação do texto escrito

Micheli Mariel Dacian, Célia Helena Pelegrini Della Méa

Resumo


A avaliação do texto escrito tem sido foco nos debates que tratam sobre o ensino da língua portuguesa. Tal fato deve-se a concepções diversas a respeito dos elementos que constituem um texto, o que, necessariamente, leva a critérios diferenciados no processo avaliativo. No sentido de discutir esse processo no Ensino Médio na cidade de Santa Maria e de levantar possíveis soluções para as distorções encontradas nesse processo, essa pesquisa buscou material para a análise na própria escola de Ensino Médio e subsídios teóricos na Lingüística Textual, já que os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa preconizam um estreito intercâmbio entre o ensino de língua materna e a Lingüística Textual. Acredita-se que o professor necessite de amplos conhecimentos lingüísticos no momento da avaliação, para que esta realmente contribua para um bom andamento do aprendizado e não seja um mero instrumento utilizado para apontar desvios de ordem gramatical, os quais não garantem uma produção escrita satisfatória.

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