A noção de gêneros textuais/discursivos no ensino de leitura e produção de textos
Resumo
É por meio da linguagem que os indivíduos interagem com o mundo e buscam atender as suas necessidades enquanto seres sociais, por isso, no presente artigo, temos por objetivo apresentar o estudo sistematizado da teoria dos gêneros textuais/discursivos, a qual embasa a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de leitura e produção textual em Língua Portuguesa, bem como aplicar a concepção interacionista da linguagem na elaboração de materiais didáticos, que culminaram na elaboração de um Caderno Didático para a leitura e produção de textos em Língua Portuguesa sob a perspectiva de gêneros textuais. Antes, porém, investigamos, junto a professores de Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares de Santa Maria-RS, quais as concepções de linguagem que têm embasado suas práticas docentes, a fim de verificarmos a sua noção de gêneros textuais/discursivos para o ensino de língua materna.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.