A noção de gêneros textuais/discursivos no ensino de leitura e produção de textos

Janaína Carvalho Ferreira, Maria do Socorro de Almeida Farias, Cristiane Fuzer de Vargas, Nara Augustin Gehrke

Resumo


É por meio da linguagem que os indivíduos interagem com o mundo e buscam atender as suas necessidades enquanto seres sociais, por isso, no presente artigo, temos por objetivo apresentar o estudo sistematizado da teoria dos gêneros textuais/discursivos, a qual embasa a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de leitura e produção textual em Língua Portuguesa, bem como aplicar a concepção interacionista da linguagem na elaboração de materiais didáticos, que culminaram na elaboração de um Caderno Didático para a leitura e produção de textos em Língua Portuguesa sob a perspectiva de gêneros textuais. Antes, porém, investigamos, junto a professores de Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares de Santa Maria-RS, quais as concepções de linguagem que têm embasado suas práticas docentes, a fim de verificarmos a sua noção de gêneros textuais/discursivos para o ensino de língua materna.


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