Storytelling: emoção no filme publicitário do Zaffari

Daniela Leal Reske, Claudia Buzatti Souto

Resumo


A técnica de storytelling, a qual utiliza a linguagem emocional para aproximar marcas dos consumidores, pode ser percebida com cada vez mais frequência no material publicitário veiculado por empresas de diferentes setores. Assim, o presente estudo foi norteado pelo seguinte problema: de que maneira é utilizada a emoção no filme publicitário de Natal do Zaffari como forma de persuasão? Dentre as empresas que fazem uso desse tipo de técnica, há o Grupo Zaffari, rede de supermercados presente no Rio Grande do Sul e na cidade de São Paulo. Como forma de responder a essa pergunta, o estudo objetivou compreender de que maneira o elemento emoção é utilizado como estratégia de persuasão no filme publicitário de Natal do Zaffari, “Jardineiro”, veiculado em dezembro de 2013 e dezembro de 2014. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório e com método de análise de conteúdo. Com relação aos resultados da pesquisa, constataram-se, nos audiovisuais analisados, os elementos que permitem identificar o uso da emoção como estratégia de persuasão.

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