Posts publicitários no Instagram: análise de formatos, funções e conteúdo

Rafaela Milani Rezer, Graziela Frainer Knoll, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


A ambiência digital, com a evolução de seus dispositivos e plataformas, provoca mudanças na publicidade, tanto em formatos, quanto em usos e práticas. O presente trabalho foca-se nas práticas publicitárias realizadas no âmbito da plataforma de mídia social Instagram. O objetivo geral é analisar possibilidades existentes para a publicação de conteúdos publicitários nesta rede social de fotos que é disponibilizada de forma gratuita para usuários de Android e iPhone. Para tanto, os objetivos específicos são: listar os formatos publicitários que o Instagram permite; e caracterizar os posts publicitários encontrados nessa mídia social quanto a aspectos funcionais e formais, buscando características da linguagem utilizada. O corpus da pesquisa consiste em dez publicações de uma loja nacional de vestuário, coletados na mídia social Instagram no período de 01 a 10 de agosto de 2017. Os resultados demonstram que as finalidades dos posts coletados são: anunciar produto ou categorias de produtos, antecipar produtos da nova estação e gerar engajamento dos seus seguidores mediante o uso de fotos, legendas informais e com linguagem potencialmente próxima à de seu público nas mídias sociais, com pouca variação de conteúdo.

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