Análise multimodal de infográficos no Pinterest: recursos de framing e saliência na organização da mensagem

Daniela Venturini Mundstock, Lourenço Manke da Silva, Graziela Frainer Knoll

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar categorias da metafunção composiciona (KRESS; van LEEUWEN, 2006) pela perspectiva da multimodalidade em infográficos da publicidade, com a finalidade de compreender como se organizam as mensagens. Os objetivos específicos consistem em: analisar os recursos de framing e saliência da metafunção composicional nos infográficos selecionados; compreender como esses recursos se relacionam aos aspectos funcionais nos exemplares. A amostra selecionada para a pesquisa é composta por vinte infográficos de temas publicitários, selecionados no Pinterest, sendo que serão apresentados neste trabalho dois exemplares. A pesquisa é qualitativa, com método descritivo e análise multimodal dos textos segundo Kress e van Leeuwen (2006). A análise demonstra o uso dos recursos de framing e saliência por meio de diferentes tamanhos, cores, posição no layout e busca compreender como isso se relaciona com as funções comunicativas dos textos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.