Lixo doméstico e educação ambiental: um estudo a partir documentos educacionais e da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5168

Palavras-chave:

Currículo do Ensino Fundamental; Base Nacional Comum Curricular; Lixo Doméstico

Resumo

O lixo urbano é constantemente é problema que afeta diretamente a saúde da população e o meio ambiente, mas é a conscientização do seu descarte um dos grandes desafios ambientais da atualidade. Objetiva-se com este trabalho investigar a presença de habilidades e conhecimentos apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos educacionais a respeito do lixo doméstico e suas implicações para a saúde humana. O levantamento de dados foi feito através de uma pesquisa de cunho bibliográfico na própria BNCC e em livros didáticos, acerca da temática aqui abordada. Os dados foram analisados através do procedimento Análise de Dados. A pesquisa evidenciou que existe uma necessidade de dar mais visibilidade à questão do lixo nas escolas que oferecem turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, visto que este é um problema social que demanda esforços para as gerações atual e futuras. Além do empenho dos professores é preciso delimitar espaços de aprendizagem que incluam mais oportunidade de conscientização e de produção de respostas mais efetivas para os efeitos deste problema social para a saúde dos brasileiros.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Costa Junior, E. de S., Costa, E. M., da Cruz, D. R., Passos, F. da C., Chaves, D. O., da Silva, M., & Oliveira, A. da S. (2025). Lixo doméstico e educação ambiental: um estudo a partir documentos educacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(1), 197–214. https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5168

Edição

Seção

Artigos