Lixo doméstico e educação ambiental: um estudo a partir documentos educacionais e da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v26i1.5168Palavras-chave:
Currículo do Ensino Fundamental; Base Nacional Comum Curricular; Lixo DomésticoResumo
O lixo urbano é constantemente é problema que afeta diretamente a saúde da população e o meio ambiente, mas é a conscientização do seu descarte um dos grandes desafios ambientais da atualidade. Objetiva-se com este trabalho investigar a presença de habilidades e conhecimentos apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos educacionais a respeito do lixo doméstico e suas implicações para a saúde humana. O levantamento de dados foi feito através de uma pesquisa de cunho bibliográfico na própria BNCC e em livros didáticos, acerca da temática aqui abordada. Os dados foram analisados através do procedimento Análise de Dados. A pesquisa evidenciou que existe uma necessidade de dar mais visibilidade à questão do lixo nas escolas que oferecem turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, visto que este é um problema social que demanda esforços para as gerações atual e futuras. Além do empenho dos professores é preciso delimitar espaços de aprendizagem que incluam mais oportunidade de conscientização e de produção de respostas mais efetivas para os efeitos deste problema social para a saúde dos brasileiros.
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