Cultura de segurança e resposta a emergências radiológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v25i1.4761

Palavras-chave:

intervenção radiológica, mitigação, proteção radiológica, radiação ionizante

Resumo

Seja a cultura de segurança definida como o conjunto de características e atitudes em organizações e indivíduos que estabelece que assuntos relacionados à segurança recebam atenção necessária à sua relevância. Considerando a proteção radiológica definida como o conjunto de princípios e ações que visam a prevenção do indivíduo e do ambiente dos detrimentos oriundos das exposições às radiações ionizantes, e considerando que uma intervenção radiológica se justifica somente quando se espera atingir um benefício maior que o dano gerado. Esse trabalho, com base na revisão bibliográfica narrativa, se objetiva a promover orientação relacionada à estrutura organizacional, proteção radiológica, manejo das emergências radiológicas e das contaminações por compostos radioativos, no que tange às atividades associadas às práticas médicas.

Biografia do Autor

Cássio Mori da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Técnico em Radiologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e acadêmico do curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Franciscana - UFN.

Daniele Morgenstern Aimi, Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD

Pós-doutoranda do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Igor da Rocha Lazzarotto, Universidade Franciscana - UFN

Docente do curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Franciscana - UFN. 

Publicado

2024-04-03

Como Citar

da Silva, C. M., Aimi, D. M., & Lazzarotto, I. da R. (2024). Cultura de segurança e resposta a emergências radiológicas. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 25(1), 27–35. https://doi.org/10.37779/nt.v25i1.4761

Edição

Seção

Artigos