Gerenciamento da rede: infraestrutura e monitoramento do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v24i2.4534

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, detecção de falhas

Resumo

A pesquisa relata as atividades realizadas no monitoramento de infraestrutura da Tecnologia de Informação, do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo como foco principal destas atividades, os requisitos levantados a partir da gerência do setor e também o contexto hospitalar. As técnicas de monitoramento de rede permitem aos gerentes da rede obter informações sobre o desempenho da rede e observar padrões sazonais e a identificação de falhas. Com isso, busca-se observar os problemas referente a topologia lógica da rede, através do monitoramento da mesma e a documentação da sua infraestrutura, tendo como objetivo principal do trabalho, tornar este monitoramento mais eficiente e automatizado possível, o trabalho realizado buscou tornar o sistema de monitoramento o mais eficiente e automatizado possível. As soluções implementadas durante a pesquisa e desenvolvimento quando comparadas com as que já existiam, apresentaram menor uso de recursos computacionais, notificações de alertas que ajudem a determinar com precisão a origem do problema e menor necessidade de configurações referentes ao cadastro e monitoramento de novos dispositivos.

Biografia do Autor

Rafael Geneves Porto Azambuja, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores (2023), no Colégio Técnico Industrial  (CTISM) de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, participa do grupo de pesquisa NERSEC do CTISM e aluno de graduação do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Maria.

Walter Priesnitz Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Segurança de Informação pela Universidade de Lisboa (UL) - Instituto Superior Técnico (IST) em Portugal, com período sanduíche no Institute of Applied Information Processing and Communications (IAIK) da Graz University of Technology (Áustria) - 2018. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2003. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (UFN) - 1999. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC pela portaria N° 1.751, de 27 de outubro de 2006. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CTISM, atuando nos cursos de Redes de Computadores (Graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança de Informação e Redes de Computadores, tendo interesse, principalmente, nos seguintes temas: segurança da informação e sistemas de informação.

Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de York - Reino Unido (2011). Tem experiência nas áreas de processamento de imagens, matemática computacional, visão computacional e reconhecimento de padrões. Atualmente é professora Associada II no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM-UFSM). Participou do projeto do sistema de simulação para o ASTROS (Sis-ASTROS) onde focou na idealização e desenvolvimento do treinamento baseado em computador CBTs (TBCs). A mais de dez anos vem trabalhando nas áreas de processamento de imagens e visão computacional focando em aplicação práticas de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) e Redes de Computadores.

Rafael Teodósio Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Informática pela Universidade do Minho, Braga/Portugal, participou do grupo de pesquisa (Bioinformatics and Systems Biology Interdisciplinary Initiative) cujo o objetivo é realizar estudos nas áreas de Engenharia Metabólica, Mineração de Textos, Reconstrução e Análise de Redes Metabólicas, Integração de Banco de Dados e Análise de dados provenientes de Expressão Genética. Possui Mestrado em Bioinformática pela mesma universidade em que terminou o doutorado, e é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Franciscana em Santa Maria, Rio Grande do Sul. É participante dos grupos de pesquisa: Física Computacional, Sistemas Complexos e Genômica Teórica; Linguagens de Programação e Banco de dados; Grupo de Redes de Computadores e Informática para Internet (GRIPI). Ambos diretórios de pesquisas residentes na Universidade Federal de Santa Maria/RS, Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: Redes de Computadores, Banco de Dados, Linguagens de Programação, Ontologias e Bioinformática . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de Redes de Computadores, com ênfase em Redes de Sensores sem Fio e Banco de Dados.

Renato Preigschadt de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em informática pelo Programa Doutoral em Informática (PDInf) na Universidade do Minho, em Portugal. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Franciscano (2008) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Redes de Computadores, Segurança e Processamento de Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: question and answer systems, domain-specific languages, segurança.

 

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

Azambuja, R. G. P., Priesnitz Filho, W., Ceolin, S. R., Pereira, R. T., & de Azevedo, R. P. (2023). Gerenciamento da rede: infraestrutura e monitoramento do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 24(2), 115–133. https://doi.org/10.37779/nt.v24i2.4534

Edição

Seção

Artigos