Avaliação da técnica de levantamento de peso olímpico utilizando visão computacional

Autores

  • Kéliton Azevedo Amaral Universidade Franciscana
  • Alexandre de Oliveira Zamberlan Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-9815-2031
  • Guilherme Chagas Kurtz Universidade Franciscana
  • Ricardo Frohlich da Silva Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v24i1.4382

Resumo

Análise do desempenho esportivo é uma prática realizada com o intuito de entender um esporte e auxiliar na tomada de decisões para melhorar o desempenho dos atletas. Este projeto criou uma aplicação capaz de rastrear a trajetória da barra em um levantamento snatch do levantamento de peso olímpico (LPO) através do processamento de vídeos gravados com a câmera de um celular. Este software foi desenvolvido com a linguagem Python e dois de seus frameworks: OpenCV para o processamento de vídeo e Matplotlib para plotagem de gráfico. O resultado é um sistema que pode ser usado para analisar o desempenho de levantadores de peso profissionais e amadores.

Biografia do Autor

Kéliton Azevedo Amaral, Universidade Franciscana

Egresso do Curso de Ciência da Computação UFN

Alexandre de Oliveira Zamberlan, Universidade Franciscana

Possui graduação em Informática pela Unijuí - RS, especialização em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS, mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS e doutorado em Nanociências pela Universidade Franciscana (antigo Centro Universitário Franciscano) com ênfase em modelagem e simulação de biossistemas e nanomateriais pela abordagem de Sistemas Multiagentes. Além disso, é Professor dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação dessa instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e modelagem de agentes e sistemas multiagentes; simulação multiagente em ambientes nanoparticulados; engenharia do conhecimento e sistemas de conhecimento.

Guilherme Chagas Kurtz, Universidade Franciscana

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Franciscano (2009) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor titular da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformatica, sistemas distribuídos, processamento de imagens, computação pervasiva, computação móvel e linguagens de programação.

Ricardo Frohlich da Silva, Universidade Franciscana

Atualmente é Professor Assistente II e coordenador do curso de Jogos Digitais na Universidade Franciscana (UFN). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) onde trabalho com Safety-Critical Systems. Licenciado através do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (2016). Possui graduação em Sistema de Informação pela Universidade Franciscana (UFN), onde trabalhou com análise e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Possui experiência em Cartões Inteligentes (Smart Cards), Sistemas Críticos (Safety-Critical Systems), Sistemas para Dispositivos Móveis e Informática na Educação.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

Amaral, K. A., Zamberlan, A. de O., Kurtz, G. C., & Silva, R. F. da. (2023). Avaliação da técnica de levantamento de peso olímpico utilizando visão computacional. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 24(1), 47–69. https://doi.org/10.37779/nt.v24i1.4382

Edição

Seção

Artigos