Um projeto de descoberta de asteroides desenvolvido com estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica

Autores

  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Marcelo Souza Santos Curso Técnico integrado em Administração Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Cariacica - BRASIL
  • Deivison do Espírito Santo Couto Curso Técnico integrado em Administração Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Cariacica - BRASIL
  • Mariluza Sartori Deorce Doutora em Educação - Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mestrado em Ensino de Física – Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - BRASIL Núcleo de Estruturação do Ensino de Física – NEEF - IFES
  • Tailor Raniere Waiandt Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Cariacica - BRASIL Coordenação de Física Núcleo de Estruturação do Ensino de Física – NEEF - IFES

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4339

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento de um projeto de descoberta de asteroides desenvolvido com estudantes
do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica, através de uma colaboração com a International Astronomical Search Collaboration (IASC), durante 2017, 2018 e 2019. Apresenta-se também um estudo dos perfis dos estudantes, suas motivações e expectativas e também possíveis influências de suas participações em suas formações acadêmicas. O projeto consiste no repasse, pela IASC, de fotografias inéditas do céu noturno que podem permitir a descoberta de novos asteroides. As análises são realizadas pelos estudantes através do software Astrometrica. A importância do projeto reside em se conhecer mais sobre os asteroides, além da oportunidade dos estudantes de terem contato com dados reais inéditos de pesquisa. Os resultados dos estudos indicaram como pontos fortes a participação numa colaboração internacional, o trabalho de equipe e a possibilidade dos estudantes de participarem e apresentarem seus trabalhos em congressos. Estes resultados podem indicar aprendizagens atitudinais e procedimentais que acrescentarão benefícios na vida dos participantes. Dentre as dificuldades que eles encontraram, a principal foi a falta de aprofundamento dos parâmetros técnicos do software Astrometrica.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Buffon, L. O., Santos, M. S., Couto, D. do E. S., Deorce, M. S., & Waiandt, T. R. (2022). Um projeto de descoberta de asteroides desenvolvido com estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 23(2), 133–147. https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4339

Edição

Seção

Artigos