Um projeto de descoberta de asteroides desenvolvido com estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4339Resumo
Este artigo relata o desenvolvimento de um projeto de descoberta de asteroides desenvolvido com estudantes
do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica, através de uma colaboração com a International Astronomical Search Collaboration (IASC), durante 2017, 2018 e 2019. Apresenta-se também um estudo dos perfis dos estudantes, suas motivações e expectativas e também possíveis influências de suas participações em suas formações acadêmicas. O projeto consiste no repasse, pela IASC, de fotografias inéditas do céu noturno que podem permitir a descoberta de novos asteroides. As análises são realizadas pelos estudantes através do software Astrometrica. A importância do projeto reside em se conhecer mais sobre os asteroides, além da oportunidade dos estudantes de terem contato com dados reais inéditos de pesquisa. Os resultados dos estudos indicaram como pontos fortes a participação numa colaboração internacional, o trabalho de equipe e a possibilidade dos estudantes de participarem e apresentarem seus trabalhos em congressos. Estes resultados podem indicar aprendizagens atitudinais e procedimentais que acrescentarão benefícios na vida dos participantes. Dentre as dificuldades que eles encontraram, a principal foi a falta de aprofundamento dos parâmetros técnicos do software Astrometrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





