Classificação de imagens de mamografia com Machine Learning no auxílio de diagnósticos de câncer de mama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4140

Resumo

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres e apresenta uma taxa de sobrevivência de 95% quando detectado precocemente. O exame de mamografia é o exame por imagem mais utilizado para o diagnóstico do câncer de mama, considerado como o ideal para mulheres que apresentam quadro assintomático. Algoritmos de deep learning têm apresentado grande potencial para serem usados no auxílio em diagnósticos, e dentre eles destaca-se as CNN. O objetivo do trabalho é desenvolver uma ferramenta capaz de analisar mamografias para classificar o potencial de casos positivos de câncer de mama e assim auxiliar no diagnóstico médico.
A construção do classificador se baseia na utilização de um modelo de CNN, na linguagem Python, com treinamento supervisionado e a utilização da base de mamografias CBIS-DDSM. O modelo construído obteve como resultado a acurácia de 91,34%, um escore de 485 imagens positivas acertadas e 428 negativas acertadas. O algoritmo atingiu os índices esperados para uma aplicação de análise de imagens de mamografia e identificação das texturas tumorosas, sendo um resultado compatível com aqueles encontrados na literatura atual.

Biografia do Autor

Pedro Wurzel, Engenharia Biomédica - Universidade Franciscana - UFN

Aluno de Graduação de Engenharia Biomédica

Mirkos Ortiz Martins, UFN

Professor de Inteligência Artificial na disciplina de IA para Engenharia Biomédica na Universidade Franciscana - UFN

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Wurzel, P., & Martins, M. O. (2022). Classificação de imagens de mamografia com Machine Learning no auxílio de diagnósticos de câncer de mama. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 23(2), 1–17. https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4140

Edição

Seção

Artigos