Classificação de imagens de mamografia com Machine Learning no auxílio de diagnósticos de câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4140Resumo
O câncer de mama é o mais comum entre mulheres e apresenta uma taxa de sobrevivência de 95% quando detectado precocemente. O exame de mamografia é o exame por imagem mais utilizado para o diagnóstico do câncer de mama, considerado como o ideal para mulheres que apresentam quadro assintomático. Algoritmos de deep learning têm apresentado grande potencial para serem usados no auxílio em diagnósticos, e dentre eles destaca-se as CNN. O objetivo do trabalho é desenvolver uma ferramenta capaz de analisar mamografias para classificar o potencial de casos positivos de câncer de mama e assim auxiliar no diagnóstico médico.
A construção do classificador se baseia na utilização de um modelo de CNN, na linguagem Python, com treinamento supervisionado e a utilização da base de mamografias CBIS-DDSM. O modelo construído obteve como resultado a acurácia de 91,34%, um escore de 485 imagens positivas acertadas e 428 negativas acertadas. O algoritmo atingiu os índices esperados para uma aplicação de análise de imagens de mamografia e identificação das texturas tumorosas, sendo um resultado compatível com aqueles encontrados na literatura atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





