Dosimetria de quarto terapêutico para tratamento com Iodo 131

Arielle Silveira de Oliveira, Andriele dos Santos Muller, Eder Maiquel Simão, Ana Paula Schwarz, Luiz Fernando Rodrigues Junior

Resumo


O Iodo-131 foi o primeiro radioisótopo de importância na Medicina Nuclear. Ele é usado em terapia, sendo preconizador nesse contexto devido a sua composição química, que também possibilitou seu uso em diagnóstico. A administração da dose terapêutica de Iodo-131 é realizada de forma ambulatorial ou em isolamento, conforme a patologia apresentada pelo paciente. A relação de dosagem é estipulada a partir de avaliações químicas e por exames previamente realizados. O quarto para terapia com internação é utilizado quando a dose indicada for superior a 1850 MBq, especificado no plano de radioproteção projetado de maneira a atender à legislação, conforme norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Após a alta do paciente, é necessário fazer a verificação dos níveis de contaminação para liberação do quarto, limpeza e também próximas internações. O quarto terapêutico que foi monitorado segue o plano de proteção radiológica, de acordo com o qual é obrigatório o registro da monitoração do quarto. Neste trabalho, realizou-se um levantamento de informações, em que se analisaram os locais com maior índice de contaminação e, com os valores coletados, foi criado um mapa com os principais pontos de contaminação, o que indicou uma melhoria na dinâmica do quarto terapêutico em estudo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v22i2.4063

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.