Estudo da adição de resíduo de vidro em cerâmica vermelha estrutural

Isabela Patrícia da Silva Galves, Dionata Alberto Budel, Fabrício Kuhn da Silva, Gabriel Ungaretti Monson, Luiz Fernando Rodrigues Junior

Resumo


Apesar de o vidro ser um material passível de reciclagem, esse processo, muitas vezes, não é realizado devido às dificuldades de logística e pela necessidade de se reciclar separadamente os vidros de cores diferentes. Esses aspectos acarretam problemas ambientais de grande volume e de difícil resolução. Por outro lado, o uso de cerâmicas vermelhas estruturais apresenta diversos problemas técnicos relacionados a propriedades mecânicas e à absorção de água. Diante disso, com este trabalho, visou-se estudar a adição de resíduo de vidro em massa cerâmica usada na produção de tijolos vermelhos. Para tal, as amostras de vidro e argila foram secas, moídas e misturadas nas proporções de 0,20 e 50% em massa de vidro na argila. Para caracterizar as amostras quanto à estrutura química, foi utilizada a difração de raios-X e, para avaliar as propriedades dos produtos, foi utilizado o ensaio de flexão a quatro pontas. Também foi realizado o ensaio de absorção de água para avaliar o efeito do vidro nos poros da massa cerâmica. Os resultados demonstraram a presença de fases características de argilas usadas em cerâmicas vermelhas estruturais, e os resultados de absorção de água mostram uma redução de 11,5% para 7,8% entre as amostras sem adição e com adição de 50% de vidro. Quanto à resistência mecânica, houve um aumento da tensão média de ruptura de 2,8 MPa (amostra sem vidro) para 14,4 MPa (amostra com 50% de vidro). Dessa forma, pode-se considerar adequada a adição de vidro na massa cerâmica para produtos estruturais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v22i3.4062

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.