Planejamento e logística de canteiros de obras com Metodologia BIM - vantagens, desafios e soluções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4043

Resumo

A construção civil vem crescendo a cada dia e, com ela, a necessidade de novos meios e tecnologias que aperfeiçoem os seus processos. Um deles é a definição do canteiro de obras e suas mudanças através do avanço da construção, na qual podem ser utilizados recursos que facilitem a sua visualização e planejamento, como a metodologia BIM 4D. Por ser muito diferente dos métodos tradicionais, ainda existem desafios para a implantação do BIM nas empresas de construção. Dessa maneira, o presente artigo tem como objetivo apresentar os conceitos de logística, planejamento, BIM, BIM 4D e as vantagens, desafios e soluções para sua aplicação nos canteiros de obras, além de mostrar algumas imagens de canteiros modelados em BIM. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do método dedutivo. Nos estudos, verificou-se que o BIM traz inúmeras vantagens para diferentes áreas da construção, como a relação do que foi planejado com o executado, detecção de interferências, simulação do processo construtivo ao longo do tempo e diminuição de atrasos e custos. Porém, há pouco conhecimento sobre BIM e sua utilização nos canteiros de obras, já que a tecnologia CAD ainda é a mais utilizada entre os profissionais.

Biografia do Autor

Ana Paula Meneghetti de Freitas, Universidade Franciscana

Engenheira Civil. Mestre em Engenharia. MBA Gerenciamento de Projetos pela FGV. Professora da Pós Graduação em Gerenciamento de Obras.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Colpo, V. M., & de Freitas, A. P. M. (2022). Planejamento e logística de canteiros de obras com Metodologia BIM - vantagens, desafios e soluções. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 23(2), 113–131. https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4043

Edição

Seção

Artigos